SEGUNDA EDIÇÃO

turma 2

A segunda turma aconteceu nos dias 25 de Junho, 02 , 09 e 10 de Julho n’A Pilastra, no Guará

com Amara Moira, Diana Salu, Feio Franq, Maria Léo Araruna e Iêda Figueiró e Pietra Sousa

Ao final de cada turma tivemos o Sarau Transzine-se, aberto a todes!

OFICINEIRES

TURMA 2

MÓDULO 1

Diana Salu

Pegadas - no chão também ficam nossas impressões

Por onde vieram nossos passos quando entramos em um novo lugar? Quão novo é esse lugar e quão novos são esses passos? Quais as marcas que deixamos ao sair? Durante o primeiro encontro, conversaremos um pouco sobre a história das zines, explorando alguns formatos e tipos já utilizados e apreciando criações realizadas nas edições anteriores do TRANSzine-se. Iremos observar os caminhos já trilhados, observar as marcas que outros impressos já deixaram no mundo e descobrir criações possíveis a partir destes encontros. A cópia e a impressão serão nossos sapatos nessa caminhada, e vamos experimentar calçar os sapatos umes de outres, criar novos passos e descobrir as marcas que podemos deixar.

MÓDULO 2

Maria Léo Araruna

Escrita como prótese - o corpo não é só a carne

A oficina busca desinstalar o mecanicismo do corpo, para que, em fluxo, textos surjam a partir de uma brincadeira com nossas memórias, movimentos e escuta. Uso da “metodologia da triangulação”, primeiro, para compreendermos três dimensões políticas que movimentam nossas identidades para, então, acioná-las criativamente a fim de construirmos nossas próprias ficções, fantasias, poéticas e narrativas.

Acredito que tecendo associações entre História, Cotidiano e Afeto, uma caixa de pandora estará pronta para estimular nossa imaginação; e é pela escrita que proponho deixarmos rastros de um corpo gasto, mas com permanente vontade de amanhã. Bora?

MÓDULO 3

Feio Franq

AMBIENTE-SE - O reconhecimento de planetas no espaço e no corpo-relevo.

Criação de universos, atmosferas e cenários, usando da provocação visual como principiadora das narrativas. Passaremos por:

  • Preparação física;
  • Construção de clima com viagem interna guiada;
  • Exploração espacial com espelhamento, usando da câmera do celular ou espelhos;
  • Manipulação dos ambientes com objetos pessoais trazidos;
  • Representação gráfica dos universos acessados.

MÓDULO 4

Amara Moira

Textos impossíveis

Propor a escrita literária como reescritura insistente de um eterno rascunho, com apropriações e deformações de toda espécie em busca do estilo próprio, da marca inconfundível. Junto a isso, trabalhar o olhar crítico, para que o escrever e o criticar estejam sempre em pé de igualdade: a mesmíssima obra por múltiplas perspectivas e as múltiplas perspectivas desmesmizando a obra.

MÓDULO 5

Pietra Sousa

(des) Encante-se através da Boca

A oficina é pensada para edificar os diversos mundos dos sonhos e das memórias,  em palavras paridas no mundo. É importante, pois, ressaltar a etimologia do termo da autora, a “oralitura” conserva em si seu valor de “letra”, literatura. Portanto, é entendida como “rasura da linguagem, alteração significante, constitutiva da alteridade dos sujeitos, das culturas e de suas representações simbólicas.’ (MARTINS, 2001, p. 83).

MÓDULO 6

Ieda Figueiró

Sonho meu vai buscar quem mora longe

A oficina propõe um reimaginar de nossa história coletiva a partir de uma ótica transgênera, buscando confluência ancestral, sonhando passados e futuros possíveis em fluxo na criação de si e de obras que carregam espírito. Busca desdobramentos de autodefinição como um posicionar-se na guerra colonial e nesse tiroteio criar espaços de descanso. Conversas e exercícios improdutivos pra emperrar a máquina.

SARAU TRANSZINE-SE

Equipe transzine-se, participante e convidades